0901252F 6C60 489A AB63 4046C950BD96 95x70 - Perda do olfato na Covid, o que fazer?

Perda do olfato na Covid, o que fazer?

Com a Pandemia de Covid muitas pessoa tem procurado a Otoface otorrino brasília para saber mais sobre a perda do olfato.

Este é um dos sintomas da Covid, também chamado de Anosmia e caracteriza-se pela perda da capacidade de sentir cheiros sendo que na Covid ocorre subitamente, em muitos casos o paciente pode não apresentar nenhum outro sintoma e percebe o problema ao não sentir o cheiro do café, perfume ou mesmo ao cozinhar.

Estima-se que cerca de 80 por cento das pessoas com essa doença apresentem alteração do olfato, que pode ser acompanhada por alteração ou perda do paladar.

No caso da Covid o dano se dá no epitélio nasal, que é a camada de células responsáveis por registrar os odores, envolvendo células de sustentação e células-tronco, e não os neurônios diretamente.

O epitélio olfativo tem a capacidade de se regenerar, e por isso a anosmia é quase sempre reversível sendo de recuperação rápida na maioria dos pacientes mas em uma pequena parte deles a perda de olfato é persistente e a recuperação, lenta. 

Porém perdem o olfato implica em riscos para a saúde como o consumo de alimentos deteriorados, a impossibilidade de perceber um vazamento de gás ou até mesmo uma comida queimando no fogão podendo levar situações extremas de risco até de morte.

Agora que você já sabe o que é, ficam algumas dicas para ajudar a estimular o olfato:

  • Primeiramente busque um otorrino para orienta-lo com a reabilitação olfativa através de óleos essenciais como eucalipto, cravo, rosas, limão…
  • Embeba um chumaço de algodão e tente sentir cheiro do óleo escolhido por 10 segundos, de forma tranquila, lembrando do odor, de olhos fechados.
  • Repita, no mínimo, 2x ao dia e dê um intervalo entre um cheiro e outro.

Medicamentos também podem ser indicados porém apenas com indicação médica. 

Teremos prazer em atende-lo!

☎️ (61)3346-9683

📱 (61)98164-5005

http://www.otoface.com

[email protected]